Alto HorizonteDestaqueNorte de Goiás

Peixes são encontrados mortos no Rio dos Bois, em Alto Horizonte

Para os fazendeiros e moradores da região as atividades da mineradora podem estar contaminando a agua e causando a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, em Alto Horizonte. Empresa nega acusações.

Fazendeiros de Alto Horizonte, região norte de Goiás, estão assustados com a morte de centenas de peixes no Rio dos Bois, um dos principais mananciais da cidade. Em vídeos é possível ver inúmeros animais boiando sobre a água, já mortos.

De acordo com a Prefeitura De Alto Horizonte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente coletou amostras de água para verificar o que pode ter provocado à mortandade, o mesmo foi feito pela mineração Lundin Mining, que faz a extração de ouro e cobre no município.

 

A equipe da Rede Serra azul entrou em contato também com a secretaria estadual de meio ambiente e desenvolvimento sustentável (SEMAD) sobre o assunto, mas ainda não fomos respondidos.

A mineradora Lundin Mining, emitiu um nota para o portal G1 afirmando que a empresa opera em conformidade com os padrões ambientais aplicáveis e esclarece que não houve descarte de produtos químicos de seu processo no Rio Bois.  Acompanha a nota na íntegra:

Nota da mineradora Lundin Mining

A Lundin Mining (Brasil) foi informada por moradores sobre preocupações relacionadas a peixes mortos encontrados no Rio dos Bois no final de semana de 23 de outubro de 2021. A preocupação foi de que o evento poderia ser decorrente de uma potencial contaminação, uma vez que a qualidade da água do Rio dos Bois foi percebida por eles como diferente da usual em região vizinha à nossa operação.

A empresa investigou imediatamente a condição da água, com testes preliminares indicando que os parâmetros de pH e oxigênio estavam dentro dos limites normais e esperados. Além disso, foram coletadas amostras de água para análise em laboratórios competentes.

A Lundin Mining esclarece que não houve descarte de produtos químicos de seu processo no Rio Bois. Eventos, como os testemunhados, podem ser comuns em córregos e rios após as primeiras chuvas, desencadeados por baixo nível de oxigênio dissolvido na água relacionado à decomposição de materiais orgânicos provenientes sobretudo do carreamento do solo de áreas sem cobertura vegetal, como campos e pastagens.

A Lundin Mining opera em conformidade com os padrões ambientais aplicáveis. Todos os controles estão implantados e operando normalmente de acordo com os requisitos do nosso licenciamento ambiental, principalmente diques de contenção que evitam o carreamento de solo para os rios.

A Lundin Mining está continuamente aperfeiçoando seus controles para a proteção do meio ambiente por meio das melhores práticas em suas operações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo